O sítio e a cidade – Bruno Mendonça – 2º B

Joca, um cabra macho, trabalhador, não se alegrava muito com os resultados da sua lavoura, assim o mesmo resolve ligar para uns compadres dele, para saber se lá na cidade grande tem vagas de emprego para ele. Então seu compadre Luís arrumou uma entrevista de emprego para Joca.

Chegando lá, Joca e Luís aguardam o gerente chamar para começar a entrevista. Logo após o gerente o chama. Como Joca tinha o modo de falar “matuto”, logo o gerente percebe e não quis terminar a entrevista, dizendo:

– Você não serve para ocupar este emprego! Volte para o seu sítio que é melhor para você. Aqui na cidade não vai ser fácil para você. Tenha um bom dia e boa sorte.

Preconceito linguistico

A transformação do matuto na cidade – Lanna Rebeca – 2ºB

Manuela era uma moça bonita, amava morar em seu pequeno sítio, mas um dia seu pai chegou em casa dizendo que iriam se mudar para a cidade grande. Ela não entendia o porquê de deixar sua casinha, seu pai não lhe explicou o motivo e quando ela ou sua mãe lhe perguntavam o porquê de sair de lá, ele se irritava e saía para caçar.

Dois dias depois, eles chegaram à capital de São Paulo. Manuela se encantou pela cidade, nunca imaginou a grandeza do lugar, seu pai falou que logo ela começaria a estudar.

Seus dias de aula eram sofridos, os colegas de classe tiravam brincadeiras de mau gosto com ela, principalmente quando pronunciava alguma palavra de forma inadequada. Foram meses assim, até que ela resolveu mudar de vez a sua personalidade, perdendo assim sua verdadeira identidade, passou a desprezar sua origem e gritava com sua mãe quando falava algo errado.

Lanna Rebeca

Trabalhos orientados na disciplina de Língua Portuguesa, pela bolsista do PIBID Vanicléia Lima. 

Anúncios

3 comentários sobre “Crônicas sem preconceito linguístico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s